O que é o Ciclo de Vida BIM e como ele gera retorno ao seu empreendimento.
BIM significa building information modeling, ou modelagem da informação para construção. Alinhado com poder tecnológico, e uma filosofia de existência, o BIM faz muito mais do que dar vida a um modelo tridimensional de um empreendimento.
Traz consigo todas as etapas e detalhes de produção e vida da construção, como: compatibilização, insumos para suprimentos, integração ao orçamento, cálculos e energéticos, ajudando a trazer mais dinamismo, redução de custos e produtividade para a entrega final. Indo mais além do que apenas construir virtualmente e simular a construção dentro de um computador.
O BIM também é sobre pessoas. Até porque, necessitamos de implementações para funcionar de forma concreta e eficiente, gerando integração, compatibilização e interação com seres humanos, fazendo com que os projetistas trabalhem com conjunto e implementem nos canteiro de obras.
Antes de tudo você precisa saber: BIM NÃO É SOFTWARE!
O BIM é dividido em várias etapas e uma delas, que é a construção virtual, é executada através de um software, pois o seu conceito gerencia de forma digital todas as informações relacionadas a uma edificação, gerando geometria e dados precisos aos profissionais. Entretanto, a metodologia não se trata de um software específico – mas sim um método de trabalho mais colaborativo, eficaz e moderno, que possibilita maior ganho em comparação aos métodos tradicionais, pois proporciona mais assertividade na hora de fazer a análise e o controle dos projetos.
Como funciona o BIM?
A tecnologia BIM permite que você crie digitalmente modelos virtuais precisos de uma construção, indo desde a sua concepção, passando pelo projeto e execução até chegar na operação e manutenção de um empreendimento – tudo isso, envolvendo os profissionais de Arquitetura, Engenharia e Construção que trabalham de forma colaborativa nos projetos. Ao utilizar a metodologia BIM, você poderá realizar a construção virtual completa de uma edificação, reunindo de forma integrada e inteligente todas as informações utilizadas ao longo do ciclo de vida daquela construção.
BIM na avaliação do Ciclo de Vida de Edificações
Para a sociedade, é fundamental que a arquitetura e a construção estejam conscientes do impacto que irão causar perante a comunidade. Desenvolver ferramentas da construção civil eficazes que sejam capazes de medir a origem e a possível redução desses impactos, com o uso da avaliação do Ciclo de Vida Edificações (ACV) aliada ao Building Information Modeling (BIM) é de extrema importância, originando assim, o Ciclo de Vida BIM.
Benefícios do Ciclo de Vida BIM
Os benefícios aparecem na conexão de equipes, fluxos de trabalho e dados em todo o Ciclo de Vida BIM do projeto, desde o projeto e a engenharia até a construção e operações, para proporcionar melhores formas de trabalho e melhores resultados. A principal vantagem do uso de BIM na ACV é a sua capacidade de otimizar o processo, auxiliar a tomada de decisão durante toda a evolução do projeto e instigar a convergência para uma solução otimizada.
Quer saber mais como a projete 5D pode trazer benefícios para o seu projeto com o uso do Ciclo de Vida BIM? Clique aqui.